PÃO E CRAVOS

Pao Cravos WebA Instagram

  • Hoje, dia 25 de janeiro, o Bloco de Esquerda entregou a lista pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo. Uma lista paritária com 5 mulheres e 5 homens, com idades entre os 25 e os 71 anos, de diferentes áreas profissionais e provenientes de vários concelhos do distrito de Viana do Castelo.

  • Adriana Temporão, primeira candidata do Bloco pelo círculo de Viana do Castelo às legislativas de 10 de março, defendeu respostas para o desinvestimento na saúde e nos transportes públicos e lembrou que Viana foi a capital de distrito onde o preço das casas teve o maior aumento.

    O Bloco de Esquerda tomou conhecimento da deposição ilegal de vários tipos de resíduos numa propriedade entre a estrada municipal 526-1 e o caminho da Bouça Nova, no lugar de Zebres, em Orbacém, na União de Freguesias de Gondar e Orbacém, no concelho de Caminha. 

    Na próxima sexta-feira, dia 28 de outubro, no salão da junta de freguesia de Ponte da Barca, o Bloco de Esquerda organizará uma sessão sobre as pensões e a sustentabilidade da segurança social, com o mote "Tirem as mãos das nossas pensões". 

    O debate terá como oradores, José Castro, advogado, e ativista dos direitos do maiores de 60 anos, Sebastião Torres, psiquiatra e Susana Braga, ativista do Bloco. 

     

    O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda entregou, na Assembleia da República, uma pergunta ao Ministério da Saúde, devido à falta da especialidade de radiologia no Centro de Saúde de Arcos de Valdevez. 

    O Centro de Saúde de Arcos de Valdevez, que integra a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, é dotado de unidades de saúde familiar, de unidade de cuidados de saúde personalizados, unidade de cuidados na comunidade e de unidade de serviços e apoio geral, dando resposta a uma população que ascende às 20 mil pessoas residentes no concelho de Arcos de Valdevez.

    O Bloco de Esquerda está a organizar o roteiro pela justiça climática, inciativa que percorrerá todos os distritos do nosso país, com intervenções, caminhadas, concertos, cinema e debates sobre a planificação ecológica que responde à crise climática e à evolução caótica do capitalismo fóssil. 

     

    Nos próximos dias 1 e 2 de julho decorrerá no Minho.  O Roteiro instala-se em Viana do Castelo, com o concerto “não há planeta B”, com as bandas vianenses, O simples Mente & Marrquise e Youth Yard, com a abertura de Catarina Martins, na Praça da Erva, na noite de sexta-feira, 1 de julho, e no dia seguinte apresenta uma pequena mostra de Cinema pelo Clima, a decorrer entre o final de tarde e a noite de sábado, no Cinema Verde Viana. 

    O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, questionou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre o potencial abate de cães assilvestrados, no concelho de Ponte de Lima.

    Há 4 anos na zona da Ribeira em Ponte de Lima foi abandonada uma cadela e um cão. , Apesar de várias tentativas iniciais, a cadela não se deixou capturar para esterilizar e foi tendo várias ninhadas. Algumas das crias foram recuperadas e dadas para adoção, mas outras ficaram no local em estado assilvestrado.

     

    O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre as sucessivas descargas no ribeiro de Radivau, em São Romão do Neiva. 

    Nos últimos meses, as águas do ribeiro de Radivau têm sofrido descargas de óleo e gasóleo, segundo a imprensa local, denúncias que nos chegaram e pela junta de freguesia de São Romão do Neiva, desde janeiro, do corrente ano, já aconteceram por seis vezes. As descargas têm acontecido junto à zona industrial do Neiva, Viana do Castelo.

    O ribeiro de Radivau é um afluente que desagua no Rio Neiva, entre Castelo do Neiva, no concelho de Viana do Castelo e Antas, no concelho de Esposende.

    Bloco de Esquerda esteve reunido com a União dos Sindicatos de Viana do Castelo, no âmbito das eleições legislativas, para conhecer melhor as reivindicações dos trabalhadores do distrito e apresentar as propostas do Bloco na área laboral.

    No final do encontro, Luís Louro, cabeça de lista do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo, afirma que “o Bloco acompanha as exigências destes sindicatos, que propõe a valorização dos direitos dos trabalhadores, nomeadamente o aumento dos salários, o combate à precariedade e a alteração da distribuição da riqueza produzida de forma a promover a igualdade”.

    Luís Louro está preocupado com elevado número de vínculos laborais precários que assolam os trabalhadores do distrito e principalmente os jovens.  a necessidade de “reverter as normas da troika na legislação laboral, recuperando a contratação coletiva, para aumentar a capacidade reivindicativa dos trabalhadores e, consequente, assegurar a melhoria dos seus direitos.

    A candidatura do Bloco de Esquerda, pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo reuniu, na manhã de terça-feira, com a Associação de Pescadores Profissionais e Desportivos de Vila Praia de Âncora. 

    A grande preocupação dos pescadores é a barra do porto mar de Vila Praia de Âncora que é uma das mais perigosas do país. Em resposta a uma pergunta efetuada, em novembro de 2020, pelo Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, o ministério do mar assume que existe um erro colossal na configuração dos molhes do porto mar.  

    No primeiro trimestre de 2021 foi anunciado pelo presidente da câmara municipal de Caminha uma obra de desassoreamento do porto de pesca de Vila Praia de Âncora, da responsabilidade da Polis Litoral Norte, um investimento de 1,6 milhões de euros. 

     A retirada das areias do porto teria duas finalidades: fazer o desassoreamento da barra e do porto de Vila Praia de Âncora, para permitir condições de navegabilidade por um período mínimo de três a quatro anos e fazer a intervenção para consolidar as dunas dos caldeirões.   

    O programa eleitoral do Bloco de Esquerda para as eleições de 30 de janeiro já está disponível online. Ver programa.