Dr. Romeu de Sousa (1936 - 2009) PDF Imprimir e-mail
25-Nov-2009

2009dr_romeu2.jpgExemplo e inspiração para os seus companheiros de estrada e para todos aqueles que os novos tempos foram trazendo, Romeu Fernando Martins de Sousa, o Dr. Romeu como era por nós tratado e conhecido, faleceu no passado dia 24 de Novembro, no hospital de Viana do Castelo, cidade que o acompanhou toda a vida.

O funeral realizou-se dia 26 de Novembro na Igreja Matriz de Vila Praia de Âncora.

Nasceu em Vila Praia de Âncora no ano de 1936. Os tempos das brincadeiras de infância e dos primeiros bancos da escola foram divididos entre as duas cidades minhotas de Viana e Braga.

Foi mais tarde, em Coimbra, que os seus tempos de juventude foram intensamente vividos enquanto frequentava o curso de Direito. Regressado à região natal, advoga primeiro em Melgaço, até se instalar definitivamente em Viana do Castelo.

A sua vida é uma constante de empenho e entrega pelas lutas da sua terra e do seu povo. Desde cedo milita em movimentos contra o regime fascista e, em Abril de 1973, é Membro da Comissão Promotora do 3º Congresso da Oposição Democrática em Aveiro, onde faz uma intervenção sobre Os Cristãos e os Direitos Humanos.

Depois do 25 de Abril de 1974, integra como vogal a Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Viana. Também por Viana é eleito membro da Assembleia Municipal sucessivamente pela Frente de Esquerda Povo Unido (FEPU), pela Aliança Povo Unido (APU), e pelo Movimento Democrático Português (MDP/CDE).

Foi candidato à Assembleia da República pelo distrito de Viana, pelo P.C.P, pela A.P.U., pelo M.D.P. e pelo Bloco de Esquerda. Também é o 1º candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Caminha, candidatura entretanto interrompida por motivos de saúde.

É fundador do Bloco de Esquerda em Viana do Castelo e membro das comissões de candidatura à Presidência da República de Maria de Lourdes Pintasilgo e de Manuel Alegre.

Desempenha ainda papéis de direcção em várias associações recreativas e desportivas da sua cidade e da sua vila natal e é presidente da Delegação da Ordem dos Advogados, em Viana do Castelo.

Causídico de profissão foi sempre um homem de causas. Quem teve o privilégio de com ele privar sabe que a resistência e a contestação lhe corriam nas veias. Não era um homem vaidoso. Mas podia sê-lo, se quisesse. O seu estilo era mais o de arregaçar a manga e de calcorrear caminho. Foi líder em muitas iniciativas e a sua voz de trovão fazia-se ouvir pelo respeito que impunha e pela admiração que granjeava.