Agregador de feeds
“É necessário reconhecer novos direitos na lei” para trabalhadores por turnos, diz Pureza
José Manuel Pureza entregou cerca de 20.000 assinaturas na Assembleia da República, acompanhado por sindicalistas. Coordenador do Bloco diz que "temos de reforçar direitos de quem trabalha".
Após três dias de greve, um vasto movimento social sem alternativa política
Por mais importante que seja o êxito do movimento e por mais determinados que estejam os grevistas, a desorientação é grande e sofre com a falta de perspetivas políticas. De facto, a viragem à direita nas últimas eleições federais de 2024 traumatizou a esquerda.
Trabalhadores do Parque Industrial da Autoeuropa aderem à greve geral
Plenário da manhã de terça-feira juntou quase um milhar de trabalhadores. Líderes da CGTP e UGT estiveram presentes e assistiram à aprovação unânime da moção de apoio à greve geral de 11 de dezembro.
Líder do PAIGC detido pelos golpistas recusa comida e água na prisão
Domingos Simões Pereira e o advogado Octávio Lopes temem ser alvo de envenenamento. A Nigéria ofereceu asilo a Fernando Dias da Costa, que reclama a vitória no apuramento eleitoral interrompido pelos militares. Delegação da CEDEAO reuniu com o governo dos golpistas antes da cimeira de 14 de dezembro.
Trabalhadores dos transportes e comunicações aderem à greve geral
Mais de quatro dezenas de sindicatos e comissões de trabalhadores afirmam não aceitar retrocessos que empurrem os trabalhadores para maior vulnerabilidade e insegurança.
Montenegro articula 95% dos deputados
O que hoje impõe a convergência à esquerda é a necessidade de enfrentar o pântano: temos um governo aliado aos neofascistas e sustentado pelo PS.
“Não aceito um país em que se trabalha cada vez mais horas por cada vez menos dinheiro”
Catarina Martins escolheu o feriado do 1º de Dezembro, que o anterior Governo PSD/CDS retirou em 2012 e só foi reposto pela esquerda em 2016, para defender o direito ao descanso de quem trabalha, agora ameaçado pelas propostas do Governo no pacote laboral.
Manifestantes anticorrupção enfrentam o neoliberalismo em tempo de guerra
A sociedade civil ucraniana, em particular a ala progressista, intensifica os seus pedidos de responsabilização — em tempo de guerra, contra um governo que invoca a unidade nacional para suprimir as críticas.
Sindicatos e CT do Grupo EDP juntam-se para a greve geral
Num manifesto conjunto, as estruturas sindicais e comissões de trabalhadores das empresas apelam à adesão à greve e dizem que a EDP “tomou a dianteira” do ataque Governo ao denunciar o ACT.
Futuro adiado: o Governo paralisa os Açores
O orçamento que o Governo Regional apresentou ao Parlamento é sintoma de 5 anos de políticas erradas. O investimento na habitação é o mesmo anunciado para 2021; o investimento estrutural na saúde é adiado mais uma vez. A vida continuará difícil para a maioria.
Pureza promete “abertura e firmeza” para uma “esquerda de pontes”
José Manuel Pureza encerrou a XIV Convenção do Bloco com a defesa de diálogos e convergências, o apelo à greve geral e a vontade de reforçar “a esquerda socialista sem vergonha de dizer que é de esquerda”.
Solidariedade com a Palestina juntou milhares em Lisboa
Dos Restauradores ao Cais do Sodré, a manifestação deste sábado assinalou o Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestiniano.
Estudantes de Faro rejeitam a violência contra as mulheres
A partir de um trabalho desenvolvido na disciplina de Cidadania, estudantes e professores manifestaram-se em Faro contra a violência sobre as mulheres,
O silêncio das maternidades e o ruído do preconceito
O SNS nasceu como conquista da democracia, como promessa de que ninguém seria deixado à porta de um hospital por não ter dinheiro, estatuto ou nacionalidade. Esse ideal tem sido corroído por anos de subfinanciamento, desvalorização dos profissionais e privatização encapotada de funções essenciais.