Esquerda.net
A memória da ditadura hoje
Num romance, a mistura de mortos e vivos nem sempre está na intenção consciente do escritor. Diante da sua memória, o escritor não se pergunta: essa pessoa já morreu?
Implosão Anunciada: Um ano de catástrofes no SNS
O nome da atual ministra está associado à maior sequência de falências operacionais do SNS em décadas. Não se trata de oposição política ou de meras divergências de modelo. Trata-se de vidas humanas perdidas em tempo real.
Morreu o ator Luís Lucas
Com mais de meio século de carreira no teatro, televisão e cinema português, Luís Lucas foi fundador do Teatro A Comuna e a voz que narrava a popular série televisiva "Conta-me como Foi".
As lutas antissistémicas e os seus vários passos
Em primeiro lugar urge deslegitimar o capitalismo como o verdadeiro cancro da Terra que consome tudo o que pode, através da radical competição, visando o enriquecimento, o saque da natureza e a exploração da força dos trabalhadores.
Palantir, o braço digital do fascismo tardio
Empresa do bilionário Peter Thiel multiplica o seu capital fornecendo aos EUA e Israel sistemas que identificam quem deportar ou matar. Ligação a Trump assegura contratos e imunidade.
Helder Moutinho n' Os Cantos da Casa
Hélder Moutinho ― Os dias da liberdade, 2025.
Ana Bacalhau ― Mundo antena, 2025.
Lua Extravagante ― Lua Extravagante, 1991.
Al-jiçç ― Chants, 2021.
Maria João ― Abundância, 2025.
Edição nº 456, de 23 de Agosto de 2025
A Esquerda e o Bloco: três notas sobre a Alemanha, a pensar em Portugal
O Die Linke conseguiu ser tanto motor da mobilização anti-fascista como crescer nessa mobilização. É, portanto, a Esquerda preparada para o combate político destes tempos.
Fome em Gaza: declaração da ONU dá mais argumentos à acusação do TPI
A declaração das Nações Unidas de que mais de meio milhão de palestinianos vive com fome em Gaza é mais um elemento que será usado nos processos contra governantes israelitas por crimes de guerra e genocídio.
Sahel: sair do impasse militarista
Enquanto os mercenários russos da Wagner são “substituídos” pelos do Africa Corps, a degradação da situação militar e da situação humanitária com o avanço jihadista e repressão da população são o quadro das juntas militares da Aliança dos Estados.
Deportações de Trump atingem novo máximo
Na primeira semana de agosto, foram deportadas dos EUA quase 1.500 pessoas por dia. A continuar este ritmo, 400 mil pessoas poderão ser expulsas do país no primeiro ano do mandato de Donald Trump.
392: licença para expulsar!
Não sei em que Constituição se funda este anteprojeto governamental. Não, decerto, na Constituição da República Portuguesa. O art. 392.º do anteprojeto é mais um a revelar uma inegável obsessão governativa em ignorar ou degradar os direitos fundamentais dos trabalhadores.
CGTP convoca manifestações em Lisboa e Porto
Em resposta ao “assalto aos direitos dos trabalhadores” que representam as alterações propostas pelo Governo à lei laboral, a central sindical anuncia manifestações para o dia 20 de setembro.
Incêndios voltaram a mostrar que “governar com base em perceções é errado”
Mariana Mortágua defende que os apoios anunciados pelo Governo devem chegar ao terreno rapidamente e acusa Montenegro de falta de capacidade de organização na prevenção e resposta aos incêndios e de falta de empatia com a população aflita.
Polícia acusado de espancamento mortal de imigrante é apoiante do Chega
Mesmo depois de interrogado pelo Ministério Público, um dos agentes acusados de homicídio qualificado em Olhão continuou a partilhar nas redes mensagens que alimentam ódio a imigrantes.
Câmara de Lisboa quer alternativas open source à app da GIRA
Os inúmeros problemas de utilização da aplicação das bicicletas partilhadas e a recusa da EMEL em colaborar com os projetos de código aberto da aplicação levaram a oposição a aprovar uma recomendação à empresa, contra a vontade de Moedas.