Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
RSS geral
Actualizado: há 2 horas 55 minutos atrás

Porque ajustaram as taxas de juro?

2 horas 55 minutos atrás

O que a inflação dos últimos três anos nos mostra é que todas as decisões que os bancos centrais tomam são discutíveis. A política monetária é política. Mas quando os bancos centrais são independentes do poder político, o debate democrático é afastado. A quem serve essa independência?

Bloco contra “empréstimo ruinoso” de Moedas

Sex, 21/06/2024 - 20:57

O partido diz que há um “descontrolo orçamental” do executivo de direita e que este “esbanjou” milhões para “projetar a imagem do seu presidente”, uma propaganda que “sai demasiado cara a quem vive e trabalha em Lisboa”.

Trabalhadores das Misericórdias em luta por salários dignos e respeito

Sex, 21/06/2024 - 20:57

O dia foi de greve destes trabalhadores e de uma concentração. Os dirigentes sociais pronunciaram-se contra os “salários de miséria” e Mariana Mortágua destacou que para além disso há um “profundo desrespeito” das Misericórdias pelos seus trabalhadores.

Liberais afinal não expulsam partido holandês que governará com a extrema-direita

Sex, 21/06/2024 - 17:25

A entrada no governo do VVD ao lado da extrema-direita tinha suscitado um processo de expulsão que foi utilizado politicamente durante a campanha europeia. Enquanto o perfil das novas ministras da extrema-direita confirma o extremismo, no Parlamento Europeu o CRE ultrapassou os liberais em número de eurodeputados.

Direita impõe semana de seis dias de trabalho

Sex, 21/06/2024 - 17:25

No país que mais horas trabalha por semana na Europa, a direita invoca a “falta de pessoal especializado” para possibilitar ainda mais o aumento do tempo de trabalho.

Tribunal de Viseu reconhece contrato a estafetas da Glovo

Sex, 21/06/2024 - 14:13

Dois trabalhadores viram reconhecido o vínculo laboral mas a empresa anunciou imediatamente que vai recorrer. Ao longo dos últimos meses, vários casos têm vindo a ser decididos em sentidos diferentes sendo sempre sujeitos a recurso. Num dos já decididos, a Relação de Évora dá razão ao estafeta.

Banco BIC despede 300 e fecha 40 balcões

Sex, 21/06/2024 - 14:13

A entidade com uma história ligada a Isabel do Santos e ao seu sócio Fernando Teles justifica a decisão com a dificuldade de comprar divisas. O Banco Nacional de Angola diz que vai ouvir os seus responsáveis para perceber as verdadeiras razões dos despedimentos.

Ex-dirigentes da CGTP criticam fechamento e sectarismo na central

Sex, 21/06/2024 - 11:06

Numa carta aberta à estrutura sindical querem recuperar a “matriz original” da central sindical, defendendo “democracia interna”, “participação sem discriminação”, “transparência”, “autonomia e independência”.

O proscrito

Sex, 21/06/2024 - 00:19

O PSD-M anda a convocar as forças terrenas e celestes - aparentemente, neste jardim plantado no Atlântico, até Deus está cansado da democracia (só pode ser ironia divina!) - para chantagear os partidos da oposição e atemorizar o povo. A questão que se coloca agora é se a República, enganada pela personificação da Autonomia, irá voltar a escorregar na casca de banana?

Celebrações da Ordem dos Médicos interrompidas por médicos solidários com colegas mortos em Gaza

Qui, 20/06/2024 - 20:56

Na mensagem lida na celebração do Dia do Médico, lembraram a carta aberta enviada em dezembro por mais de mil profissionais de saúde a exigir à Ordem dos Médicos que tome posição, ainda sem resposta.

Putinismo, antissemitismo, apoio ao fóssil e casos na justiça são a marca da União Nacional

Qui, 20/06/2024 - 16:58

A extrema-direita enfrenta a condenação pela fraude dos “kits de campanha” e o julgamento do caso da “preferência nacional”. Enquanto isso, os jornais mostram os seus candidatos negacionistas das alterações climáticas, putinistas e antissemitas.

O que diz este ano o Observatório Europeu sobre a canábis?

Qui, 20/06/2024 - 16:58

O recém-lançado relatório do OEDT para 2024 está em destaque na última edição da temporada 2023/24 do podcast das notícias canábicas.
 

Greve nas oficinas da CP no Porto exigiu fim da discriminação salarial

Qui, 20/06/2024 - 16:58

Dezenas de trabalhadores da CP das oficinas de Guifões e Contumil concentraram-se esta quinta-feira junto à estação de Campanhã em dia de greve por melhores salários e condições de trabalho.

Albuquerque adia votação para evitar chumbo do Programa de Governo

Qui, 20/06/2024 - 16:58

Sem maioria para aprovar o programa do executivo do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque retirou a proposta e diz que apresentará outra nos próximos dias. “Neste momento, a palavra do presidente do Governo Regional da Madeira vale zero”, diz a coordenadora do Bloco/Madeira.

Consumo de combustíveis fósseis bateu novo recorde no ano passado

Qui, 20/06/2024 - 13:04

O aumento na produção de energias renováveis em 2023 não significou uma queda na procura do gás e petróleo. Fatia dos combustíveis fósseis na produção total de energia continua acima dos 80%.

Baixa adesão dos médicos à dedicação plena confirma avisos dos sindicatos

Qui, 20/06/2024 - 13:04

Apenas um em cada quatro médicos especialistas aderiram ao regime criado pelo anterior executivo. E metade fizeram-no porque a isso estavam obrigados. FNAM continua a contestar a constitucionalidade do regime e quer incluí-lo nas negociações com o Governo.

Trabalhadores do setor da distribuição em luta

Qui, 20/06/2024 - 13:04

Começa esta quinta-feira uma jornada de luta dos trabalhadores do setor da distribuição. A iniciativa culmina com uma greve nacional no dia 27 de junho. Lutam pelo contrato coletivo de trabalho, bloqueado há oito anos.

Precisamos mesmo de falar de unidade de esquerda

Qui, 20/06/2024 - 00:43

Um campo popular à esquerda só se pode afirmar sobre um programa claro em defesa da habitação e dos serviços públicos, do aumento de salários, da paz e do combate ao racismo e à xenofobia. Em oposição à extrema-direita e ao governo.

Oposição contesta reformas de Meloni e Salvini, von der Leyen atrasa relatório crítico

Qua, 19/06/2024 - 21:27

A candidata da direita à reeleição na presidência da Comissão Europeia está a atrasar um relatório sobre os ataques à liberdade de imprensa do Governo italiano. Meloni e o seu parceiro de coligação avançam para eleição direta do primeiro-ministro e querem dividir o país em regiões de primeira e de segunda.

Enfermeiros em greve na região de Lisboa a 4 de julho

Qua, 19/06/2024 - 18:21

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses convocou uma greve para dia 4 de julho, abrangendo os profissionais que exercem funções nos cuidados de saúde primários da grande Lisboa. Lutam por melhores condições salariais e de carreira.

Páginas