Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 2 horas 4 minutos atrás

Para reduzir os super-micróbios, o mundo deve combater a poluição

2 horas 4 minutos atrás
Até 2050 poderão ocorrer até dez milhões de mortes anuais devido à resistência anti-microbiana. A poluição em setores-chave da economia contribui para o seu desenvolvimento, transmissão e disseminação. O custo disto vai empurrar mais 24 milhões de pessoas para a pobreza extrema.

O que realmente importa

12 horas 8 minutos atrás
Aquilo que se fala é de um logotipo. A identidade nacional de repente tornou-se uma prioridade. É trágico perceber que é uma prioridade ao ponto de ser a primeira medida tomada por este governo.

Estafetas e motoristas TVDE são ouvidos quinta-feira no Parlamento

Seg, 15/04/2024 - 21:12
A audição tem início às 10h e é aberta aos trabalhadores das plataformas digitais para partilharem as suas reivindicações. Na quinta-feira à tarde o Parlamento vai discutir o tema num debate agendado pelo Bloco.

"O Irão caiu na armadilha de Israel"

Seg, 15/04/2024 - 21:12
Em entrevista ao L’Humanité, Gilbert Achcar analisa as intenções de Israel ao atacar o consulado do Irão em Damasco, a forma da retaliação iraniana e as suas consequências.

Subcontratada do Facebook discrimina salarialmente portugueses

Seg, 15/04/2024 - 17:13
A Barcelona Digital Services, que emprega moderadores de conteúdo para a rede social, foi condenada por discriminar os trabalhadores consoante a nacionalidade. Portugueses, espanhóis e italianos recebiam menos cerca de 28% do que franceses, holandeses e nórdicos. Os trabalhadores avançaram para a justiça e venceram.

Alucinações sobre flores meio ano depois

Seg, 15/04/2024 - 13:40
Antes do bloqueio, Gaza enviava ao mundo mais de quarenta milhões de cravos por ano. Em Gaza foram plantados escombros sem seres vivos – os cravos não salvam vidas, nem as deles próprios.

Bloco lidera barómetro ambiental dos eurodeputados portugueses

Seg, 15/04/2024 - 13:40
A análise feita por cinco das maiores organizações ambientalistas europeias conclui que só uma minoria dos deputados no Parlamento Europeu agiu para defender o clima e a natureza e para reduzir a poluição na União Europeia.

Conferência europeia em Lisboa contra a extrema-direita

Seg, 15/04/2024 - 10:31
De 19 a 21 de abril, música, festa, conferências e uma visita ao Museu do Aljube marcam um fim de semana de reflexão e ação sobre como derrotar a extrema-direita e construir a alternativa política.

Eles querem-nos na guerra

Dom, 14/04/2024 - 23:08
Não aceito a retórica belicista que, em doses progressivas, para estranharmos mas entranharmos, nos acena com a inevitabilidade do estado de guerra.

Contra o imperialismo multipolar, uma resposta internacionalista

Dom, 14/04/2024 - 23:08
A “multipolaridade” funciona como leitmotiv das novas potências autoritárias, servindo para disfarçar as suas práticas capitalistas e imperialistas. Cabe à esquerda internacionalista colocar-se do lado das vítimas de todos os imperialismos. Com E.J. Ayoub, Kavita Krishnan, Promise Li e Romeo Kokriatski.

Meritocracia? Não, os ricos não merecem a sua riqueza

Dom, 14/04/2024 - 19:31
O capitalismo é construído sobre a ideia meritocrática de que todos recebem o que merecem do mercado. Isso não é verdade – a criação de riqueza é um processo fundamentalmente social e os ricos não têm o direito de acumular todos os recursos e poder. Por Tom Malleson.

Feminismo: Para superar a “exploração emocional”

Dom, 14/04/2024 - 19:31
A escritora e feminista inglesa Alva Gotby analisa no seu trabalho mais recente o papel das emoções na perpetuação do sistema capitalista. E mostra que o trabalho emocional, maioritariamente realizado por mulheres, não só garante o bem-estar individual, mas também reforça as hierarquias de poder.

Musk é inimigo da liberdade

Dom, 14/04/2024 - 19:31
Um dos homens mais ricos do mundo usa a rede social que comprou para atacar um juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil. Israel Dutra e Roberto Robaina explicam o que está em causa e como isso incentiva a extrema-direita brasileira.

Eureka: o ato de resistência que descoloniza o olhar

Dom, 14/04/2024 - 16:24
O argentino Lisandro Alonso traz-nos um filme que desafia as convenções com um um ritmo ancestral e o sonho como ato de resistência. Por Paulo Portugal.

Neoliberalismo e Extrema-Direita: A Aliança do Descontentamento

Dom, 14/04/2024 - 13:19
O alavancar do Chega não é apenas fruto de um Portugal intolerante, racista e xenófobo, é, sobretudo, resultado de medidas económicas neoliberais que favorecem uns em detrimento de outros.

Varoufakis banido da Alemanha

Dom, 14/04/2024 - 13:19
O ex-ministro das Finanças grego foi banido de visitar a Alemanha e até de participar em vídeo-conferências que sejam transmitidas a partir do país por participar no Congresso Palestina. Lê aqui o discurso que o causou, em que defende que “nenhum de nós é livre se um de nós estiver acorrentado”.

Fotogaleria: Convívio: Abril é na rua!

Dom, 14/04/2024 - 13:19
Fotos de Rafael Medeiros.

Coimbra não Revive para Todos

Dom, 14/04/2024 - 00:20
A missão do programa Revive acaba por subverter aquilo que se espera do próprio património público. É esperado destes programas uma atração especial para fundos de investimento e grandes empresários levarem a cabo enormes investimentos imobiliários e hoteleiros de luxo.

Bloco aprova lista às Europeias e garante "oposição total ao governo regressivo da direita"

Dom, 14/04/2024 - 00:20
Conhece aqui a lista completa dos candidatos do Bloco de Esquerda às próximas europeias e a resolução da Mesa Nacional do partido que pretende ser uma “força determinada pela convergência unitária da oposição”.

Ernesto Laclau não nos pôde dar uma estratégia política

Dom, 14/04/2024 - 00:20
Ernesto Laclau morreu há dez anos. O legado do pensador pós-marxista continua vivo à esquerda não só na influência que tem na América Latina como em alguns partidos de esquerda europeus de que o Podemos e o Syriza chegaram a ser exemplo. Michael Bray critica a sua posição acerca da classe social.

Páginas