Esquerda.net

Subscreva feed Esquerda.net
Actualizado: há 2 horas 53 minutos atrás

Para podermos respirar

2 horas 53 minutos atrás
Os olhos do mundo estão em Minneapolis, porque Minneapolis é em muitos lugares do mundo. George Floyd é hoje o símbolo das vítimas deste vírus insuportável que torna as nossas sociedades irrespiráveis. O racismo mata, de muitas maneiras.

Herberto Helder: livro censurado há 52 anos vai ser publicado

2 horas 53 minutos atrás
“Apresentação do Rosto”, um “auto-retrato romanceado” apreendido pela PIDE, vai finalmente poder ser lido a partir da próxima quinta-feira.

Histórica Livraria Barata em risco de fechar

2 horas 53 minutos atrás
A histórica livraria ligada à resistência antifascista está em risco de fechar portas. A faturação caíu 90% devido à covid-19. Esta reportagem mostra a situação da Barata e conta com declarações de José Fernandes, seu gerente, e Catarina Martins que a visitou este sábado.

Itália: Uber Eats condenada por exploração e colocada sob administração judicial

2 horas 53 minutos atrás
Cerca de mil contratos foram investigados e os procuradores falam em condições próximas da escravatura. A multinacional não se conseguiu impor no setor do transporte em Itália e enfrenta agora problemas no setor da distribuição de refeições.

Banca só empresta dinheiro à Efacec com garantia do Estado

Sáb, 30/05/2020 - 21:39
Com os problemas financeiros que já vinham de trás, o caso Luanda Leaks e agora com a pandemia da covid-19, a Efacec está em processo de venda e pede 50 milhões de garantia de Estado ao Governo para subsistir até lá.  

“Quanto maior o colapso do governo, maior a virulência da guerra cultural”

Sáb, 30/05/2020 - 21:39
Uma visão vingativa e revisionista da história moldou o bolsonarismo. É uma narrativa que justifica a criação e eliminação de inimigos em série mas, ao mesmo tempo, torna impossível governar. Entrevista da Agência Pública ao professor da UERJ, João Cezar de Castro Rocha.

Dez anos depois, uma central elétrica a carvão volta a abrir na Alemanha

Sáb, 30/05/2020 - 21:39
Angela Merkel tinha anunciado que queria encerrar todas as centrais a carvão e nucleares até 2022. Reabertura da central Kraftwerk Datteln 4 motivou protestos de associações ambientais.  

Câmara Municipal de Viseu questionada por sobrelotação nos autocarros MUV

Sáb, 30/05/2020 - 21:39
Após se terem tornado públicas imagens de alguns autocarros MUV completamente sobrelotados, a Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda exige medidas para que esta situação não volte a acontecer. Notícia publicada no Interior do Avesso.

Empresas alimentares a brincar com a saúde pública e dos trabalhadores?

Sáb, 30/05/2020 - 18:34
A burguesia “fez da dignidade pessoal um valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com tanto esforço, pela única e implacável lei do comércio”. Isto escreveram Marx e Engels, no Manifesto Comunista em fevereiro de 1848. Foi aqui que a minha reflexão veio parar!

Carta aberta contra Bolsonaro recolhe assinaturas um pouco por todo o mundo

Sáb, 30/05/2020 - 18:34
A missiva, que denuncia o presidente brasileiro como “genocida do seu povo, o mais criminoso dos chefes de Estado e um perigo à saúde mundial”, é dirigida “a todos aqueles e aquelas que defendem a humanidade para além das fronteiras”.  

Precisamos de desconfinar o Ministro do Ambiente

Sáb, 30/05/2020 - 18:34
O discurso ambiental do governo e do ministro que tutela esta pasta salta pela janela assim que entram pela porta os lucros das multinacionais. É caso para dizer que, para combatermos a emergência climática, precisamos mesmo de desconfinar este ministro.

Cordex não paga salários a trabalhadores e quer que seja a Segurança Social a pagar

Sáb, 30/05/2020 - 18:34
Esta empresa têxtil de Ovar não pagou o salário referente ao período de 6 a 17 de abril àqueles que, residindo no concelho, continuaram a trabalhar.  Bloco já questionou o Governo e pede ação inspetiva.

Governo exige “declaração irracional e insultuosa” para apoiar trabalhadores independentes

Sáb, 30/05/2020 - 18:34
O formulário que permite a submissão dos pedidos para acesso ao Apoio extraordinário foi reativado este sábado, com um “lamentável” atraso de dez dias. Precários Inflexíveis denunciam que do documento consta uma nova frase na declaração sob compromisso de honra que é inadmissível.

“Livrarias independentes são autênticos centros culturais que não podemos dispensar”

Sáb, 30/05/2020 - 18:34
Catarina Martins visitou este sábado a Livraria Barata, com uma história ligada à resistência antifascista. Terça-feira vai ser debatido no Parlamento o projeto do Bloco que visa um investimento extraordinário nas pequenas editoras e livrarias independentes.

Governo escolhe presidente de petrolífera para “paraministro” de retoma económica

Sáb, 30/05/2020 - 14:37
O primeiro-ministro escolheu António Costa Silva para negociar com ministros e fazer a ligação com parceiros e partidos. Catarina Martins garante que Bloco continuará a negociar com os membros do Governo e lembra que a existência de “paraministros” não é possível no nosso ordenamento. Em atualização.

Quando a Greve Geral de Seattle e a gripe espanhola colidiram

Sáb, 30/05/2020 - 14:37
Os trabalhadores de Seattle transformaram um mundo de guerra, doença, morte e sofrimento numa grande celebração dos vivos, ainda que por apenas cinco dias. Por Carl Winslow.

Por um plano global de resposta às doenças crónicas em ambiente Covid-19

Sáb, 30/05/2020 - 14:37
“O combate à pandemia tem de ir muito além das vacinas e atos legislativos. Não nos podemos deixar infetar na resposta à situação”, apontam os diabetologistas José Manuel Boavida, João Valente Nabais e João Filipe Raposo.

Sérgio Tréfaut: “O que se passa no Brasil é um verdadeiro crime de Estado”

Sáb, 30/05/2020 - 11:12
O cineasta participou esta sexta-feira numa iniciativa em frente ao Consulado-Geral do Brasil, em Lisboa. O Governo foi exortado a posicionar-se contra as políticas genocidas de Bolsonaro e foi feito um apelo à solidariedade por parte da população portuguesa.

Precários da RTP promovem vigília a 1 de junho

Sáb, 30/05/2020 - 00:09
A “Vigília Contra a Precariedade na RTP”, que terá início às 12h, na RTP Porto (Monte da Virgem), é convocada pelos perto de trinta profissionais da empresa que aguardam a integração nos quadros ao abrigo do PREVPAP.

Alarme de incêndio – Vem aí o fogo

Sáb, 30/05/2020 - 00:09
Falamos de acordos climáticos como se fosse um conflito futuro. O clima está cá, convém preservá-lo e saber lidar com a sua vida própria. Porque nós não somos fogo. E queimamo-nos. Texto de Paulo Pina da Silva.

Páginas