Esquerda.net
15 anos após a Primavera Árabe, qual o futuro das revoluções na região?
Quinze anos após a queda do ditador tunisino Ben Ali, o académico Gilbert Achcar reflete sobre o legado desses anos e as perspetivas de um processo revolucionário ressurgente na atualidade.
E depois da IA
No contexto da trajetória ambientalmente insustentável da corrida pela Inteligência Artificial, a função ideológica da narrativa de conquista espacial das grandes empresas de tecnologia é dar credibilidade à fantasia de um futuro totalmente digital.
Um livro imperdível: “Gaza está em toda a parte”, de Alexandra Lucas Coelho
É uma colectânea de textos com a força do conhecimento da realidade palestina, ligada ao seu vínculo afectivo e político com aquele povo.
“O voto útil nesta primeira volta é o voto da convicção”
No jantar de encerramento da campanha no Porto, Catarina Martins apelou ao voto de quem quer “uma Presidente da República que defende quem trabalha”.
“O país precisa de uma Presidente exigente e que defende quem trabalha”
Catarina Martins visitou as oficinas de material ferroviário em Matosinhos e voltou a defender a reindustrialização do país para apoiar a transição energética. Sobre as novas ameaças de Trump, defende que “Portugal não tem de ficar calado”.
Tortura e impunidade nas esquadras: Bloco exige respostas sobre falha sistémica
Agressões nas esquadras foram partilhadas em grupos de Whatsapp com mais de 70 elementos. Esquadra do Rato não tinha comando próprio na altura dos crimes, funcionando em “roda livre”. Bloco quer medidas para “erradicar a subcultura de violência e impunidade”.
Dirigentes da esquerda europeia enviam mensagens de apoio a Catarina
Entre as mensagens recebidas pela candidata às presidenciais de domingo estão as dois dois co-presidentes do grupo da Esquerda no Parlamento Europeu.
Com a Catarina Martins
Uma democracia não sobrevive se os votos forem sempre no mal menor. A esperança num país melhor, com uma Presidente que cuida da democracia, constrói-se quando o voto é nas ideias e nas pessoas em que acreditamos. E eu acredito na Catarina e nas suas ideias.
Trabalhadores do Teatro Nacional D. Maria II continuam sem resposta do Governo
Acordo de Empresa prometido há mais de uma década continua por concluir e os baixos salários fazem aumentar a insatisfação. Nem a atual administração resolve, nem o Governo responde à carta subscrita por 90% dos trabalhadores.
“Há tantos candidatos a fazer contas e todos somados não têm uma ideia para o país”
No mercado de Guimarães, Catarina Martins defendeu que uma Presidente da República tem se ser uma voz que defenda salários e pensões, acesso à saúde e habitação e uma economia qualificada em vez de assente em baixos salários.
Catarina 2026: Fotogaleria da campanha eleitoral
Fotos de Bruno Moreira e Rafael Medeiros
Yazaki Saltano volta a despedir em Ovar
Sete meses depois do despedimento coletivo de 304 trabalhadores, a empresa de componentes elétricos para automóveis anunciou o despedimento de mais 163 pessoas.
Catarina agradeceu “às mulheres que salvaram o Bolhão” e foi recebida com cravos
“Se o Porto ainda tem o Bolhão, é graças a estas mulheres”, afirmou Catarina Martins no mercado do Bolhão, onde defendeu que “Portugal pode ser um país com bairros e mercados vivos”.
Bom senso e bom gosto: não copiaremos CR7
Cada um de nós andou que se fartou para se formar como cidadão, para conseguir o que tem, sem copiar futebolista nenhum. A alocução do Primeiro-Ministro encorajando os portugueses a copiar o CR7 foi indigna e ínvia.
Catarina vê na Ciência o “grande projeto” para o futuro de Portugal
Na visita ao supercomputador Deucalion, em Guimarães, Catarina Martins defendeu que o país tem de investir para responder ao mesmo tempo às transições digital e energética e assim tornar-se uma economia qualificada e não de de baixos salários.
Latin lover, impunidade branca: o paraíso colonial
O facto de as denunciantes de Julio Iglesias serem mulheres latinas em situação de precariedade, de o cenário ser as Caraíbas e de a justiça que agora as ouve ser exercida a partir de Espanha não é coincidência: tudo isto desenha uma geografia do poder.
Tortura e “crucificação” na esquadra: Bloco quer ouvir ministra com urgência
Na sequência das novas acusações do Ministério Público, que relatam episódios de “inaudita violência” na esquadra da PSP do Rato, em Lisboa, o Bloco de Esquerda requereu a audição urgente no Parlamento da ministra da Administração Interna.
“Precisamos de uma Presidente que seja a voz das necessidades da população”
Na feira de Barcelos, Catarina voltou a sentir que “as pessoas reconhecem que há quem as defenda”. E se no espaço mediático a campanha eleitoral foi reduzida aos comentários de sondagens, Catarina insiste nos temas que quer defender em Belém: a saúde, o salário e a habitação.
Um teto para toda a gente
É preciso agir. Criar medidas de emergência, garantir um teto para todos, definir uma estratégia clara e dar recursos às entidades que conhecem estas pessoas e trabalham no terreno.
Grandes empresas distribuem mais dividendos à boleia da borla fiscal do Governo
Em 2026, os cinco "pesos-pesados" da bolsa nacional vão entregar 3,4 mil milhões de euros em dividendos, um aumento de 8% face ao ano anterior, beneficiando diretamente da descida do IRC aprovada pela direita e pela extrema-direita.