Esquerda.net
Barata e Pacheco nas mãos de Rocha e de Ventura
Nuno Barata e José Pacheco são meros peões nas mãos de Rui Rocha e de André Ventura, ao serviço dos seus interesses partidários nacionais e os Açores, para a IL e para o chega, são apenas o tabuleiro onde este jogo se desenrola.
Polícia detém eurodeputada catalã ao regressar ao país
Clara Ponsatí foi uma das governantes catalãs que seguiu para o exílio após o referendo. Reforma penal beneficiou-a e pode ser condenada por desobediência, sem risco de prisão.
“Medidas do Governo não estão à altura do momento que o país atravessa”
Pedro Filipe Soares frisou que o Bloco confrontará o Governo com as limitações da sua própria proposta e apresentará medidas que visam limitar os abusos da grande distribuição através do controlo de preços.
Corbyn formalmente proibido de se candidatar a deputado pelos Trabalhistas
O órgão dirigente do partido retirou a possibilidade de reeleição do ex-líder. A ala esquerda diz tratar-se de um atropelo à democracia que só beneficia os Conservadores.
Contra a reforma das pensões, franceses saem à rua pela décima vez
Manifestações regressaram às ruas de França contra a subida da idade da reforma, medida aprovada sem votação parlamentar na semana passada. Governo recusa mediação proposta pelos sindicatos para travar escalada da crise social.
Bloco propõe moratória ao licenciamento de hotéis em Lisboa
Beatriz Gomes Dias diz ser necessário “parar para pensar, debater e planear, envolvendo especialistas e cidadãos” na definição de um plano municipal para o turismo sustentável.
Netanyahu suspende a reforma do poder judicial
Para que o governo não caísse, o primeiro-ministro israelita negociou com a extrema-direita a criação de uma “Guarda Nacional” que ficará sob alçada dos ultra-ortodoxos. A greve geral por tempo indeterminado terminou mas a oposição desconfia das intenções de Netanyahu e quer negociação sem “truques nem bluffs”.
Maioria de jovens trabalhadores ganha menos de mil euros
Baixos salários, dificuldades em sair de casa dos pais, desigualdade de género: os números do INE mostram a realidade dos jovens num Dia Nacional da Juventude em que a Interjovem sai à rua para dizer "basta de empobrecer a trabalhar".
Habitação: Amnistia critica "medidas insatisfatórias" do Governo
No seu relatório anual sobre a situação dos direitos humanos no mundo, a Amnistia Internacional aponta o dedo ao governo português por não garantir uma quantidade suficiente de habitação acessível.
O tempo da insurreição
Com o golpe do artigo 49.3, eis-nos chegados ao momento da verdade da batalha de classe que começou há quase dois meses. Insurreição e alternativas sociais e democráticas estão agora na ordem do dia, defende-se num editorial da revista Contretemps lido por Carlos Carujo.
Hutchinson despede três trabalhadores precários após presença em plenário
Os trabalhadores estão em greve esta terça-feira e participam na manifestação do Dia Nacional da Juventude convocado pela CGTP.
A SATA e o amigo do mercado - parte I
Neste primeiro texto debruço-me sobre o caderno de encargos da privatização. Um documento que traduz a visão que o governo regional e a direita têm para a SATA e para o futuro da mobilidade nos Açores.
“Governo ajoelhou perante os interesses da grande distribuição”
Com a descida do IVA o Governo “está a dizer que o país está a saque e a grande distribuição tem carta branca para poder continuar a saquear o país”, afirma Pedro Filipe Soares. O Bloco propõe que os preços destes alimentos sejam tabelados.
França: ONG denunciam militarização da repressão a ambientalistas
A manifestação contra a construção de bacias de água para a agricultura no centro de França foi reprimida com recurso a material de guerra, denuncia a Liga dos Direitos Humanos francesa. Dezenas de pessoas ficaram feridas, algumas em estado grave.
Despedimentos de grávidas e mães recentes aumentaram 13% em 2022
Em média, a cada dia do ano passado os patrões portugueses não renovaram contratos a três trabalhadoras grávidas ou mães recentes.
"Fim ao Fóssil" prepara ocupações de escolas em abril
As ocupações de escolas e universidades vão regressar a partir de 26 de abril. Estudantes desafiam Guterres a apoiar ação de desobediência civil no terminal de gás em Sines a 13 de maio.
Greve geral em Israel contra a reforma judicial
Demissão do ministro da Defesa, que pedira o fim da reforma que pretende dominar politicamente o sistema judicial, fez milhares saírem às ruas na noite do domingo e esta segunda há greve geral. Presidente e várias vozes do Likud também querem parar processo, mas outros no governo de extrema-direita prometem sair se lei for travada.
Descida real do preço dos bens alimentares "exige controlo de preços"
Catarina Martins diz que a descida de 6% no IVA dos alimentos essenciais não compensa a subida de mais de 20%. Em frente ao Pingo Doce em Rio Tinto, lembrou que em Espanha os supermercados demoraram 15 dias a absorver a diferença para os seus lucros.
Violações atingem maior número da década, deputados vão votar crime público
Em 2022 houve mais de 500 inquéritos pelo crime de violação. Quinta-feira o Parlamento volta a discutir a proposta do Bloco para que o crime de violação passe a ser considerado crime público.
Costa e Marcelo entram num T0
O acelerador da política pode agora começar a ser pisado e a velocidade aumentará pelo poder do desgaste. Nunca Marcelo vetou tão antecipadamente uma legislação, nunca Costa se opôs tão veemente a um pré-veto.