Bloco questiona Governo sobre o serviço radiologia em Monção

Bloco de Esquerda quer saber quando é que o serviço de radiologia em Monção regressa à normalidade. 

O Centro de Saúde de Monção, que integra a Unidade Local de Saúde do Alto Minho, é dotado de Serviço de Urgência Básica, dando resposta a uma população que ascende às 20 mil pessoas residentes no concelho de Monção.

Esta unidade de cuidados de saúde está a deparar-se com algumas dificuldades no que concerne ao serviço de radiologia. De acordo com denúncias que têm chegado ao nosso Grupo Parlamentar e noticiado na imprensa, o equipamento de raio-x está avariado há aproximadamente dois meses, causando transtorno à população local. Os utentes que necessitem de recorrer a este serviço têm de se deslocar aos serviços privados existentes no concelho ou deslocarem-se a Viana do Castelo, que fica a 80 quilómetros de distância.

Esta situação é altamente penalizadora dos utentes que se vêm impedidos de aceder aos cuidados de saúde de proximidade de que necessitam e aos quais têm direito. O Bloco de Esquerda considera fundamental que sejam tomadas medidas para reparar esta situação rapidamente.  

 

O Grupo Parlamentar do BE através do deputado Moisés Ferreira questionou o Ministério da saúde se tem conhecimento da situação e para quando a reparação ou compra da máquina de raio-x do Serviço de Urgência Básica de Monção.