Bloco questiona Ministério da Cultura sobre a falta de apoios à Bienal de Cerveira

Bienal de Cerveira, Bloco questiona Governo devido à recusa de financiamento da DGArtes. 

 

Bienal de Cerveira

Bienal de Cerveira, Bloco questiona Governo devido à recusa de financiamento da DGArtes.

Apesar de ser considerada elegível pelo júri do concurso, a Bienal de Arte de Cerveira foi excluída dos apoios bienais da Direção-Geral das Artes para 2020/2021, na vertente das Artes Visuais. A bienal tem uma longa história de atividade e descentralização dos circuitos artísticos, realizando-se sem interrupções desde 1978.

Além da Bienal de Cerveira, foram também consideradas elegíveis para apoio as candidaturas do LAC – Laboratório de Atividades Criativas Associação Cultural (Algarve), Artistas de Gaia Cooperativa Cultural (Norte), Ectopia – Arte Experimental Associação (Área Metropolitana de Lisboa) e Movimento de Expressão Fotográfica – Associação Fotográfica de Carnide (A.M. Lisboa). Com a exclusão da bienal de Cerveira, apenas três entidades serão financiadas na área das Artes Visuais para o biénio, as três localizadas na área metropolitana de Lisboa.

Em declarações ao jornal Público, José Maria Costa, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, considerou que a exclusão da Bienal de Cerveira “prejudica a programação da mais antiga bienal da Península Ibérica e de Portugal, mas lesa também uma afirmação cultural descentralizada e fora da capital do país”, e são “decisão destas que prejudicam a coesão territorial e aprofundam as fraturas culturais” no país.

O Bloco de Esquerda questionou a Ministra da Cultura a 11 de outubro, quando foram conhecidos os resultados, afirmando a necessidade de garantir financiamento a todas as estruturas consideradas elegíveis pelos júris dos concursos da direção-geral das Artes. Fica mais uma vez claro o problema de subfinanciamento crónico que persiste nos apoios às artes. O Bloco quer saber se o Governo considera a Bienal de Artes de Cerveira uma iniciativa importante para a atividade artística descentralizada no país e se o governo vai corrigir o subfinanciamento dos apoios às artes garantindo o financiamento de todas as candidaturas consideradas elegíveis para apoio da direção-geral das artes para o biénio 2020/21