Bloco solidariza-se com luta dos trabalhadores da Kyaia e questiona Governo sobre situação

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre irregularidades praticadas no Grupo Fortunato O. Federico & Cª, Lda. O Grupo Parlamentar quer saber se o Ministério do Trabalho e Segurança Social tem conhecimento dos conflitos laborais existentes e que medidas vai tomar para os resolver.

Em causa está a imposição da administração da Kyaia de um aumento de horário de trabalho de vinte minutos diários, uma hora e quarenta minutos semanais, com inclusão de duas pausas de dez minutos, uma de manhã e outra à tarde. Esta medida afeta diretamente 350 trabalhadores, que não aceitaram este aumento de horário laboral imposto e não fazem as duas pausas diárias desde do dia 7 de Outubro. Como represália a empresa reduziu o salário e injustifcou o tempo das pausas.  

 

O Bloco de Esquerda solidariza-se com as justas reivindicações destes trabalhadores, que convocaram concentração para esta quinta-feira, e espera que a ACT intervenha e obrigue a empresa a cumprir a legislação e a respeitar os direitos destes trabalhadores.

    Anexo pergunta_mtss_kyaia.pdf