Incumprimento das normas da DGS na Clínica Nefroserve - Bloco questiona Governo
Esta distância, segundo as imagens, não está a ser cumprida. A reportagem dá conta ainda de uma nova unidade que está pronta há quase 3 anos, mas ainda não está em funcionamento. Segundo as informações, a clínica diz que o processo está a seguir os trâmites legais na Entidade Reguladora da Saúde. Esta é uma situação grave e que requer uma solução urgente.
A hemodiálise é uma área que acarreta riscos para os doentes e as más práticas das clínicas não podem ser uma rotina, muito menos em contexto de uma pandemia. O Bloco já veio, por várias vezes, alertar para a existência de más práticas por parte de algumas clínicas na área da hemodiálise e reitera a necessidade de existir mais resposta pública nesta área de forma a garantir uma maior resposta aos doentes e mais segurança no exercício desta terapia.
O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo através do deputado Moisés Ferreira, de que forma prevê a tutela intervir junto da Clínica para garantir o cumprimento das normas de distanciamento impostas pela Direção-Geral da Saúde.
O Bloco de Esquerda quer saber quando abrirá a nova unidade de diálise e se esta será gerida diretamente pela ULSAM.
Por último, se tem a tutela conhecimento de mais casos de incumprimento das normas de distanciamento em outras clínicas de hemodiálise no país.